Assim como uma boa estratégia traz muitos benefícios, garantir uma qualidade no atendimento do cliente é muito benéfico. Uma certa pesquisa feita nos mostra que cerca de 61% das pessoas preferem um bom atendimento a preços baixos.
Entender isso é uma peça fundamental para o sucesso da sua empresa ou negócio. Mas como reverter a situação caso essa situação já exista? Veremos mais ao decorrer desse artigo.
Assuma a responsabilidade
Não é recomendável se colocar em uma posição defensiva, ainda mais se o erro está claramente direcionado a sua empresa. Ou seja, repense suas responsabilidades e assuma o que deve ser assumido. Esteja com uma coisa em mente, mesmo o prejuízo do cliente sendo grande, será muito pior se ele quiser comprometer a reputação do seu negócio. Assumindo a responsabilidade terá sempre o bom senso a seu alcance. Isso irá evitar prejuízos maiores e futuros.
Tenha uma política de comunicação
É de suma importância que toda a sua equipe que trabalha na parte de atendimento ao cliente esteja devidamente treinada para todas as situações. Isso ajudará a amenizar problemas que fiquem complicados demais.
Saiba ouvir
Escute o seu cliente, mas escute mesmo! Preste atenção e escute pacientemente ao que ele fala e depois faça um resumo daquilo que você escutou. Isso irá mostrar ao cliente que você está interessado em resolver aquele problema.
Quando amenizamos o clima, por escutar o cliente, você dá o primeiro passo para obter a confiança dele. Isso irá evitar passar uma sensação de que a empresa apenas quer levar vantagem.
Peça desculpas
Quando você pede desculpas, não significa que você admitiu o erro, mas que na verdade sente pelo que aquela situação virou. Entenda que o objetivo da empresa é solucionar o problema e não fazer o contrário. Feito isso, resolva o problema do cliente sempre demonstrando empatia com ele.
Apresente soluções
Após escutar o problema do cliente, concentre-se em resolver o problema dele da melhor maneira possível. Não apresente soluções fora do alcance dele. Tente criar um acordo para a melhor solução do problema.
Cumpra suas promessas
Após entrar em um acordo, priorize resolver o problema daquele cliente o mais rápido possível. Para isso crie metas e objetivos. Um cliente irritado é ruim para o seu negócio, ainda pior é deixar de resolver o problema. Procure deixar ele atualizado a respeito do que foi dito para resolver o problema.
Sobrou alguma dúvida? Entre em contato com o nosso suporte! Estaremos dispostos a resolver todas as suas dúvidas.