Sobre o CAREP
Veja também:
- Planilha para calcular horas trabalhadas
- Quais são os benefícios para a empresa ao contratar um estagiário?
- Cálculo de rescisão: veja o passo a passo
- Quais os riscos de manter o funcionário sem registro?
- Regras das férias e suas principais dúvidas
As empresas que adquirem o Relógio Eletrônico de Ponto, precisam fazer a regularização juntamente ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através do Cadastro de Sistema Eletrônico de Ponto (CAREP), no mesmo site do Ministério do Trabalho.
É de suma importância fazer essa regularização pois há riscos de fiscalização do MTE. Caso o Relógio de Ponto Eletrônico não esteja cadastrado no CAREP, a empresa pode estar sendo autuada.
Más há exceções para os seguintes casos:
- Empresas que optam pelo registro de ponto mecânico;
- Empresa que optam pelo registro de ponto manual;
- Empresas que possuem menos de 10 empregados;
Quais as etapas para o cadastramento no CAREP?
O cadastramento no CAREP é feito por meio de duas etapas:
- Primeiro é necessário a realização do cadastramento do usuário responsável da empresa, por meio de suas qualificações, escolha da senha de acesso ao sistema e identificação pelo CPF.
O empregador é identificado diretamente pelo Cadastro Específico do INSS (CEI) ou através do CNPJ.
- Após isso, é feito o cadastro dos REPs ativos e programas de tratamento, onde é informado os números de serie instalados em cada local de trabalho, junto com o programa de tratamento de ponto utilizado na empresa.
Resaltando que a matriz da empresa é a unidade responsável pelo cadastro, contemplando um ou mais usuários no CAREP.
Restou alguma dúvida? Entre em contato com o nosso suporte ou por meio dos comentários! Estaremos dispostos a resolver todas as suas dúvidas. Nos siga nas redes sociais.