O que é CAGED?
O CAGED ou Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, é um registro realizado pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social. Trata-se de um registro obrigatório e foi instituído com o objetivo de avaliar a taxa de desemprego e economia no país.
Nesse post veremos como o CAGED impacta a sua empresa, como ele funciona e de que maneira a sua empresa pode ajudar a manter os dados atualizados. Confira!
Veja também:
- Planilha para calcular horas trabalhadas
- Quais são os benefícios para a empresa ao contratar um estagiário?
- Cálculo de rescisão: veja o passo a passo
- Quais os riscos de manter o funcionário sem registro?
- Regras das férias e suas principais dúvidas
Tipos de registro
O CAGED oferece o registro de dados tanto de forma mensal como diária.
Vamos ver um pouco mais:
Diária: Pode ser registrada as datas de admissões e demissões dos empregados, além disso toda alteração deverá ser informada até o sétimo dia do mês contadas a partir da ocorrência.
Mensal: Pode ser registrada as alterações no quadro de colaboradores dentro daquele mês.
Ambas informações deverão ser transmitidas por meio do aplicativo da instituição ou pelo site.
Colaboradores declarados
São declarado os dados de pessoas físicas e jurídicas, além de trabalhadores rurais e jovens aprendizes. A declaração precisa ser feita mesmo que a contratação tenha acontecido por um prazo determinado. No caso de servidor público, empregado domestico e autônomos contratados por período determinado em carácter excepcional por exemplos, a declaração não é obrigatória.
O que acontece caso a empresa não faça o CAGED?
Caso não seja realizado o envio do CAGED poderá acarretar multas para aquela empresa.
Após analisar a importância que o CAGED tem, não fique de enviar as informações para ultima hora. Evite gastos desnecessários para a sua empresa.
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe este artigo e nos siga nas redes socias para estar sempre informado de assuntos similares.
Fonte: https://www.pontonanuvem.com/caged/