Ponto Online

Problemas comuns do relógio de ponto eletrônico

Problemas comuns do relógio de ponto

Problemas comuns do relógio de ponto

O relógio de ponto eletrônico (REP) é sem dúvida uma excelente maneira de administrar o dia a dia de trabalho dos colaboradores de uma empresa, e devido a marcação ocorrer através da biometria do funcionário, tanto empregado como empregadores se sentem mais seguros, fornecendo maior transparência entre ambos os lados. Porem, como qualquer equipamento controlado por mãos humanas, o mesmo está suscetível imprevistos que podem atrapalhar o registro diário dos colaboradores.

Quando ocorre esse tipo de imprevisto, é preciso saber como agir. E isso é que veremos nesse post.

Veja também:

Falta de energia

Um problema bem comum que pode ocorrer por conta de uma tempestade, raios ou mesmo uma fala na rede elétrica. Tendo em mente que o equipamento depende da energia para funcionar, recomendamos o uso de no-breaks para evitar que os funcionários deixem de marcar o ponto. Caso a empresa não queria usar no-breaks, a mesma pode registrar manualmente os horários e mais tarde, repassa-lo para o software de gerenciamento e controle de ponto.

Falta de papel

Os relógios de ponto homologados pelo ministério do trabalho e emprego, não permitem o funcionamento do relógio sem a emissão do comprovante de registro de marcação. Isso ocorre porque é através desse papel que o funcionário recebe a garantia das horas trabalhadas. Caso o papel acabe, a pessoa que faz a gestão do equipamento deve ser avisado imediatamente para que ocorra a reposição.

Atenção: Existe um papel especifico que deve ser usado no relógio de ponto. De acordo com a legislação trabalhista, o empregado tem até 5 anos para recorrer sobre qualquer problema trabalhista. Portanto, esse papel e suas informações devem durar por pelo menos 5 anos.

Ajuste de horários

É de suma importância o horário do relógio estar atualizado de acordo com a região. Caso o horário esteja errado no relógio, irá acarretar grandes problemas na folha de ponto.

Leitor biométrico

Caso não seja dada a devida manutenção preventiva, os equipamentos que usam a marcação por biometria podem estar sujeitos a problemas no leitor biométrico. Caso isso ocorra, poderá atrasar a entrada e saída dos seus colaboradores. Para que isso não ocorra, é necessário a atualização do software e manutenção do equipamento nas datas corretas.

Seu relógio está apresentando algum problema? Entre em contato conosco ou deixe sua dúvida em nossos comentários!

Compartilhe este artigo e nos siga nas redes socias para estar sempre informado de assuntos similares.

Nosso Instagram

Nosso Facebook

Nosso Linkedin

Categorias

    Otimize o RH com o melhor Sistema de Ponto

    • Economize tempo com nossa solução completa
    • Conformidade com a Portaria 671
    • Proteção de dados em conformidade com a LGPD

    Artigos Relacionados

    Experimente a plataforma da Ponto Online grátis por 15 dias!