Ponto Online

Trabalho em equipe: veja como aplicá-lo na sua empresa!

Saiba o que é trabalho em equipe e como aplicá-lo na sua empresa

Trabalho em equipe!

 

Cada colaborador de uma empresa possui suas qualidades, capazes de contribuir para a empresa de várias formas, mas assim como os membros de um corpo precisam trabalhar em conjunto para que uma pessoa consiga viver normalmente, a empresa também precisa que seus funcionários sejam uma equipe unida. A importância do trabalho em equipe é vista no decorrer do tempo de uma empresa, e os desafios que surgem para que isso aconteça podem ser consideráveis para a equipe de RH.

Como é o trabalho em equipe?

 

Pensando um pouco mais no exemplo inicial, podemos ter em mente algo bem simples: para que possamos caminhar normalmente, cada uma de nossas pernas precisam dar um passo de cada vez, enquanto os braços se movem para ajudar no equilíbrio do corpo e nossos olhos vigiam o caminho para evitar qualquer incidente. Da mesma forma, cada funcionário precisa ter sua função bem definida, e não menos importante, cada funcionário precisa estar envolvido na cultura da empresa para que todos sejam ajudados uns pelos outros, e para isso, é preciso haver uma boa liderança para enxergar onde há necessidades maiores na equipe e aplicar soluções.

A importância dessa cooperação é extrema, pois cada funcionário não opera isoladamente e sim compõem em conjunto toda a empresa.

 

Veja tambem:

Portaria 671: O que você precisa saber sobre essa nova portaria?
Saiba o que é Onboarding e como facilita o processo de admissão
Aviso prévio no home office: saiba como fazer o controle
Como motivar sua equipe e seus colaboradores
O que fazer para a equipe se adaptar ao ponto eletrônico?

 

Os desafios

 

Tanto para os colaboradores quanto para a liderança existem diversos desafios. Alguns são formados logo no início e outros com o tempo, fazendo com que se deva investir no time de trabalho regularmente. Alguns deles são:

  • Personalidades diferentes – em uma equipe pode haver pessoas que possuem personalidade forte ou que pode ser mais diferente das outras, formando uma certa tensão no convívio do trabalho, onde é um local que passamos a maior parte do nosso dia.
  • Falta de liderança – sem uma boa linha de frente, o restante do time não poderia ser bem direcionado causando certa confusão no momento de desempenhar as tarefas bem como uma série de problemas com prazos, desunião e execução de projetos.
  • Falta de cooperação – o individualismo pode ocorrer nesse caso de duas formas: o colaborador pode acabar pegando todo o trabalho para si ou pode acabar deixando trabalho demais para o outro, causando uma sobrecarga em seu companheiro de trabalho ou para si mesmo.
  • Falta de objetivos – os colaboradores precisam compartilhar de objetivos bem definidos, e quando isso não acontece, cada um pode se sentir desmotivado e deixar a equipe toda com baixos resultados.

 

Como aplicar o trabalho em equipe?

 

Os desafios citados anteriormente podem ser consideráveis, mas nada que alguns aspectos bem planejados não possam resolver! É preciso conferir algumas formas de aplicar o trabalho em equipe na empresa que envolvem ações simples, planos estratégicos ou até mesmo investir em bons programas de desempenho. Tudo pode começar durante a contratação do funcionário mesmo, percebendo sua aptidão para trabalhar em conjunto e em seguida aderir a algumas formas de aplicar essa modalidade:

  • Designando bem a função de cada funcionário – fazendo com que ele chegue em seu trabalho sabendo exatamente o que deve fazer, o que ficou pendente do dia anterior
  • Estabelecendo uma boa liderança – como vimos anteriormente, a falta de liderança pode influenciar drasticamente uma equipe, mas da mesma forma, a presença dela pode endireitar por completo, e para isso, é preciso que a liderança seja feita de forma firme, educada e observadora, analisando tudo o que está acontecendo para facilitar os seguintes passos.
  • Definindo metas e prazos – é importante que todos tenham em mente o prazo que o trabalho realizado precisa ser entregue, dessa forma se evita tarefas finalizadas em diferentes dias e com qualidades muito distantes.
  • Passando confiança – quando a liderança e as atividades são passadas ao time de forma clara com acompanhamento e apoio aos obstáculos, a equipe entende que pode confiar em seu gestor. Outro passo importante, é mostrar que confia no trabalho de cada colaborador, pois isso os motivarão a continuar mostrando seu desempenho.
  • Solucionando problemas – quando se trata de trabalho em conjunto, os problemas que não forem resolvidos serão acumulados e sairão de controle mais rápido que o comum, então é de grande importância solucionar qualquer problema de forma mais rápida, se possível, criar uma estratégia para que todos os colaboradores possam se unir para resolvê-los e assim ganhar mais tempo.
  • Motivando e construindo uma boa relação – funcionários que são emocionalmente envolvidos com a empresa tem uma produtividade extremamente maior do que caso fizessem as atividades puramente por obrigação. A parte mais importante disso são as boas relações no trabalho, que podem ser promovidas quando são incentivados a se unirem por manterem a comunicação, por receberem feedbacks construtivos individualmente e elogios, por serem respeitados por suas características únicas e por perceberem preocupação com seu bem estar e flexibilidade ao lidar com suas dificuldades.
  • Buscando sempre que possível um sistema de recompensa – sabemos que nem sempre é fácil para a empresa arcar com bônus ou recompensas que envolvem gastos, mas se possível, com um bom planejamento, a empresa fará um ótimo engajamento na produtividade da equipe se houverem recompensas aos colaboradores.

 

Investir no trabalho em equipe torna a empresa mais humana, e melhora o resultado da empresa, pois a produtiviAdade geral de uma empresa sempre é definida pela cooperação dos indivíduos com suas habilidades em conjunto, e não menos importante, pode tornar a vida no trabalho muito mais agradável para todos!

Categorias

    Otimize o RH com o melhor Sistema de Ponto

    • Economize tempo com nossa solução completa
    • Conformidade com a Portaria 671
    • Proteção de dados em conformidade com a LGPD

    Artigos Relacionados

    Experimente a plataforma da Ponto Online grátis por 15 dias!