Ponto Online

Demissão sem justa causa – Entenda como ocorre esse tipo de rescisão

Demissão sem justa causa

A demissão sem justa causa conta com uma grande burocracia no departamento de RH de uma empresa. De doze formas possíveis de desligamento, essa com certeza é a que mais envolve documentos e procedimentos da empresa.

Para que não ocorra problemas trabalhista, é de suma importância o consentimento dos direitos dos trabalhadores demitidos e saber calcular as verbas rescisórias.

Por isso separamos alguns tópicos explicando o que é a demissão sem justa causa, como funciona e quais são suas obrigações e direitos do trabalhador. Veja mais nesse artigo!

Demissão sem justa causa: o que é?

Quando falamos de demissão sem justa causa significa que o desligamento do funciona da empresa é feito sem motivo legal. Por conta disso, a empresa deverá recompensá-lo por meio de benefícios a fim de manter o processo de desligamento de acordo com as regras trabalhistas.

Ou seja, nesse caso o empregador é obrigado a pagar diversas indenizações, penalidades e honorários, porque o empregado não cometeu erros e não esperava por isso.

Demissão sem justa causa: o que diz a lei?

“Art. 477 – É assegurado a todo empregado, não existindo prazo estipulado para a terminação do respectivo contrato, e quando não haja ele dado motivo para cessação das relações de trabalho, o direto de haver do empregador uma indenização, paga na base da maior remuneração que tenha percebido na mesma empresa”.

A cláusula garante que o funcionário contrato por tempo indeterminado tem o direito a indenização no momento da rescisão do contrato de trabalho, mas apenas quando não tem motivo grave para a rescisão.

Também o artigo 7°, inciso I, da Carta Magna dispõe também sobre a rescisão do contrato de trabalho, estipulando que o trabalhador estará protegido contra demissão sem justa causa.

Veja também:

Quais são as regras?

Vale ressaltar que a empresa não precisa dizer os motivos da decisão de demitir um funcionário. Mas o empregador deverá notificar esse funcionário com antecedência – 30 dias previamente – ou pagar pelo aviso prévio.

Modelos de rescisão que os funcionários têm mais direitos:

° aviso prévio indenizado;

° aviso prévio indenizado proporcional;

° décimo terceiro proporcional;

° férias proporcionais, acrescidas de 1/3 constitucional;

° multa de 40% referente ao FGTS;

° saldo de salário dos dias trabalhados;

° saldo do FGTS;

° seguro-desemprego.

Quais os direitos do colaborador na demissão sem justa causa?

Como já mencionado nesse artigo, é muito importante entender quais os direitos dos trabalhadores demitidos e saber qualquer as verbas rescisórias. Por isso separamos os direitos que merecem mais atenção no processo.

– Verba de férias

A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) no artigo 129 garante o direito a férias ao trabalhador. O texto diz: “Todo empregado terá direito anualmente ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração”.

Ou seja, caso o empregado tenha trabalhado mais de 12 meses, ganhando o direito a ter férias, mas não utilizar, o mesmo deve receber o valor devido. Esse cálculo deve ser considerado o acréscimo do 1/3 constitucional.

Caso as férias tiverem vencido há mais de 12 meses, o funcionário terá o direito ao dobro do valor devido. Mesmo se não tiver férias a vencer, o empregado terá o direito a um pagamento proporcional aos dias trabalhados, incluindo assim o valor de 1/3 estipulado na Constituição.

– Salário e décimo terceiro

O funcionário que for demitido possui o direito de uma remuneração proporcional aos dias trabalhados. Para isso o setor de RH deverá acertar corretamente esses dias para que o número seja multiplicado pelo resultado da divisão da remuneração por 30 dias.

Já o cálculo do 13° salário é feito proporcionalmente ao mês em que o funcionário trabalhou por mais de 14 dias, sendo que cada mês representou 1/12 do valor total. Para isso o RH deverá levar em consideração os meses trabalhados desde o último pagamento efetuado.

– FGTS

Caso ocorra a demissão sem justa causa, o funcionário terá o direito de retomar o FGTS depositado na Caixa Econômica Federal. Além do mais, ele tem o direito a uma indenização de cerca de 40% desse valor depositado no FGTS dentro da vigência do contrato de trabalho.

– Seguro desemprego

Já no seguro-desemprego, a função do empregado é entregar ao empregado as guias de Seguro Desemprego e recolher a assinatura dele para o arquivo da empresa. Esse valor e quantidade de parcelas são calculadas com base no salário do funcionário e no tempo de serviço.

Restou alguma dúvida? Entre em contato com o nosso suporte. Estaremos dispostos a resolver todas as suas dúvidas!

Siga-nos nas redes sociais

Nosso Instagram

Nosso Facebook

Nosso Linkedin

Categorias

    Otimize o RH com o melhor Sistema de Ponto

    • Economize tempo com nossa solução completa
    • Conformidade com a Portaria 671
    • Proteção de dados em conformidade com a LGPD

    Artigos Relacionados

    Experimente a plataforma da Ponto Online grátis por 15 dias!